NOTÍCIAS

15/08/2014 11:13:26
Obesidade Infantil
medical-pe.com.br/ Obesidade Infantil
Nutricionista Denise França

 Obesidade infantil

 
 
De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso. Segundo estudo publicado em 2011 de cada cinco crianças com obesidade, quatro continuarão assim na vida adulta.
As crianças são cercadas por muitas coisas que facilitam comer demais e dificultam serem ativas. Assistir televisão, jogar vídeo game e brincar no computador são atividades que exigem muito pouca energia.
Os pais tem um papel fundamental para evitar a obesidade. O primeiro passo para ajudar seu filho a chegar a um peso saudável é consultar um nutricionista. Ele irá ajuda-lo a estabelecer metas saudáveis para perda de peso, acompanhando e dando suporte para que isto aconteça.
Para a criança em idade pré-escolar, a família é a influência primária no desenvolvimento dos hábitos alimentares. As atitudes alimentares dos pais e irmãos mais velhos são a referência para os menores. Assim, é responsabilidade dos pais selecionar e oferecer alimentos nutricionalmente completos para o devido desenvolvimento da criança.
Orientações Nutricionais para o controle da obesidade infantil:
 O cardápio da criança em idade escolar deve incluir cinco a seis refeições diárias, incluindo o café da manhã, o lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. As crianças precisam de horários certos para a alimentação, o que  ajuda na criação dos hábitos saudáveis para a vida. A alimentação deverá garantir a nutrição adequada para o desenvolvimento e crescimento, considerando também a atividade física (tipo e frequência).
- Deve-se encorajar o consumo de arroz e feijão e também cereais integrais, laticínios, legumes, verduras, frutas, carnes magras, frango, ovos e peixe.
 - O ambiente ao redor da mesa, deve ser tranquilo, livre de repressão e agitação.
- Deve-se evitar substituir uma refeição completa por lanches.
- O consumo de frutas deve ser diário, no mínimo 3 frutas ao dia.
- Verduras e legumes devem estar no prato no almoço e jantar.
Deve-se encorajar o consumo de peixes  pelo menos 2 vezes na semana.
- Os lanches na escola devem ser nutritivos com frutas ,suco de frutas, água de coco, pães, queijos, sanduíches saudáveis, biscoitos e bolo simples.
- Evitar bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos, doces e balas. Torna-se necessário que os pais expliquem que o consumo exagerado desses alimentos podem prejudicar a saúde.
- O peso deverá ser controlado pelo equilíbrio da ingestão alimentar e do gasto energético, através da prática de alguma atividade física regular.
- Atividade física ao ar livre deve ser estimulada em família: bicicleta, andar no parque, pular corda,  jogar bola, andar de skate e patins etc.
- Os pais devem estipular limites de tempo para computador, TV, controlando assim o tempo de sedentarismo.
O risco das doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade pode ser modificado com a melhora do estilo de vida e a inclusão de hábitos alimentares saudáveis.
Crianças aprendem por imitação, os pais devem servir de modelo, fazer as refeições à mesa para dessa forma estimular o consumo da alimentação equilibrada.
 
 
 
Outras Dica de Saúde

PARCEIROS